#02
Prove You are Human.
Prove You are Human.
Partindo dos desenvolvimentos anteriores, a matriz de comunicação foi repensada de maneira a eliminar a dimensão tecnológica da abordagem sistemática e tipográfica assim como re-hierarquizados os conteúdos para uma interpretação simples dos principais elementos da edição 21: previligiando o evento, a interpelação e, por fim, o domínio simbólico nas imagens.
Na nova definição tipográfica da BoCA é ainda evocada a relação visual ao atlas e ao arquivo numa referência contemporânea a linguagens provocadores da década de 60—70 fruto de inflexões sobre a cultura, o estado da arte e a arquitectura para novas utopias ( The Whole Earth Catalog 1968 , Hippie Modernism Victor Papanek & Archigram 1972, Superstudio ).
Pela natureza da nova hierarquia tipográfica e da dimensão activa do título, foi abandonada a abordagem 4 defendida anteriormente compreendendo que a leitura da imagem não seria agora clara pela falta de relação directa entre duas intenções simbólicas tão distintas.
Desta forma, surgem a propostas 01 02 e 03 que diferem em postura.
-
01 — é uma abordagem puramente tipográfica que em si, por característica e composição, propõe uma leitura evocativa e directa ao tema sem depender da dimensão simbólica da imagem.
-
02— mantendo a matriz definida em 01, volta a beber às referencias à indexação e ao coptcha, agora com uma intenção claramente provocadora e em clara relação com com a o desafio inscrito no título da edição.
- 03— mantém uma relação formal com o discurso gráfico do logo BoCA assim como, recorrendo à fotografia, apela à interpretação da dialética entre imagens, em continuidade com a linha de pensamento apresentada anteriormente.
Todas as abordagens são de momento caminhos para desenvolvimentos em continuidade, devendo ser amadurecidas na medida dos suportes e do seu tempo em acção.
01
02
03
08 JUN 2021
The Royal Studio